Sobre Nós

Olá, meu nome é Ivanilde Rocha. Junto com minha rede de apoio composta por enfermeiras obstetras e profissionais afins, me dedico a oferecer uma experiência completa de saúde e bem-estar às mulheres no momento da gestação, parto e pós-parto.

A assistência ao Parto Hospitalar Humanizado ou ao Parto Domiciliar Planejado (PDP) combina experiência, carinho e terapias naturais com práticas baseadas em evidências científicas. No parto hospitalar humanizado e especialmente no PDP, a mulher é a grande protagonista do processo. Ela conta com o conforto do lar, a participação do companheiro e/ou familiares e amigos, pode escolher a posição que deseja parir, o que comer além de desfrutar da indescritível sensação de receber seu filho nos braços tão logo ele chegue ao mundo! E claro, com meu suporte ou o suporte da rede de apoio. Estamos atentas para acompanhar tudo bem de perto e do jeitinho que você escolher.

E não se preocupe! O PDP é seguro, desde que realizado por profissionais especializados. Minha rede de apoio é composta por enfermeiras obstetras espalhadas pra lá de preparadas e atualizadas no assunto. Digo rede, porque conto com enfermeiras obstetras nas diversas regiões de São Paulo, grande São Paulo e cidades adjacentes e também no Sul de Minas Gerais. Conta ainda com a parceria de alguns médicos obstetras que prestam assistência desde o pré-natal até o momento do parto seja este, Parto Hospitalar Planejado (PHP) ou no Parto Domiciliar Planejado (PDP).

E se você está curiosa(o), saiba: existem muitos estudos mundo afora para atestar a segurança do PDP. Deixarei alguns exemplos aqui. Basta clicar e conferir.

Estudando o Parto Domiciliar: http://estudamelania.blogspot.com/2012/08/estudando-parto-domiciliar.html?m=1

O Mito do Parto Hospitalar: http://estudamelania.blogspot.com/2012/08/guest-post-o-mito-do-parto-hospitalar.html

Arquivo PDF: Perinatal or neonatal mortality among women who intend at the onset of labour to give birth at home compared to women of low obstetrical risk who intend to give birth in hospital: A systematic review and meta- analyses

O segredo do sucesso é prover um auxílio pré-natal detalhado, em que o casal possa tirar todas as dúvidas e, assim, obter a confiança necessária no profissional que assistirá o parto.

Alimentação e atividades físicas são igualmente fundamentais neste processo, afinal é importante que a gestante esteja em plenas condições de saúde físicas, psicológicas e emocionais. Isso porque o PDP só é possível em casos de gravidez de baixo risco, ou seja, sem nenhuma patologia pré-existente ou adquirida na gestação.

E é por isso que desde o primeiro contato, ofereço assistência e orientações para que sua alimentação e estilo de vida estejam em sintonia para que ocorra um parto maravilhoso! Eu acredito que “Deus nos fez mulher e nos capacitou para gestar, parir amamentar”. Então, é só relaxar e aproveitar. Nós cuidaremos de você!

Observação: No Brasil, para caracterizar a assistência ao parto domiciliar convencionou-se o uso do termo “parteira”, “parteira urbana”, “parteira domiciliar”.

Conheça mais a sua parteira

Ivanilde Rocha

A enfermeira obstetra e Mestre Ivanilde Rocha que ao longo dos 35 anos de carreira – 15 deles atuando em Parto Domiciliar Planejado – em ambiente hospitalar e acadêmico inspirou gestantes e alunas.

Em sua equipe conta com a parceria de várias enfermeiras obstetras que aprenderam com ela e agora, compartilham experiências e técnicas.

Mãe de Aline e Erick. Graduação em Enfermagem pelo Centro Universitário Adventista de Ensino – Unasp – em 1983. Pós-graduação em Enfermagem Obstétrica e Ginecológica pela Universidade Cidade de São Paulo – Unicid – em 1987. Mestrado em Enfermagem Obstétrica e Neonatal pela Universidade de São Paulo – USP – em 2005. Apaixonada pela assistência à gestação e ao parto e também pela docência, atuou paralelamente de 1985 a 2007 em ambas as áreas. Docente do curso de graduação em Enfermagem e Pós-graduação em Enfermagem Obstétrica no UNASP-SP (1999 a 2017) e por algum tempo docente nos cursos de pós-graduação São Camilo e Hospital Albert Einstein atuando tanto na teoria como na prática em pré-natal, sala de parto e Centro de Parto Normal.

Trabalhou em Sala de Parto e Centro de Parto Humanizado de 1985 a 2007.  Desde 2003, atua no atendimento ao parto domiciliar como Enfermeira Obstetra (parteira urbana) e parto hospitalar com equipe multiprofissional. Para tanto, realiza atendimento pré-natal, atendimento ao parto e pós parto. Conselheira e Consultora em aleitamento materno e Terapeuta Naturista. Atualmente sócia-proprietária da Empresa que leva o seu próprio nome, trabalha em parceira da Nascer e Acolher, Nascer no Ninho e uma rede de enfermeiras obstetras e serviços afins.