Fotos

Lais Renó

Parto da mãe Lais Renó – Nascimento da Laura

Juliana Leal

Nasci de uma violência obstétrica: minha avó pagou o médico que conduziria o parto da minha mãe para que fizesse cesariana, sem que ela soubesse previamente.

Elda

PARIR! A realização do sonho que parecia impossível para quem já tinha duas cesárias e ainda morava a 150 km de um hospital.

Claúdia

Esse parto começou há quase 5 anos atrás, quando tive meu primeiro filho numa desnecesárea e fiquei com uma sensação de vazio muito grande. Eu queria parto normal, mas não sabia de nada.

Elana

Lua cheia lá fora, mar agitado dentro de mim: este é um resumo do que foi o meu trabalho de parto. Depois de dois dias e meio de uma dorzinha manhosa de cólica e na lombar, e da maravilha de chegar assim até os sete centímetros de dilatação, estourou a bolsa e, com ela, vieram fortes as contrações, como ondas de um mar bravio que iam e voltavam, e me arrebatavam praquele lugar tão distante chamado partolândia, onde toda a percepção de tempo e espaço é completamente alterada pela expectativa da nova vida que vai chegar.

 

Fernanda Moraes

Meu nome é Fernanda, tenho 37 anos, sou mãe do Matheus de 1 ano e 9 meses e do Miguel de quase 3 meses. A gravidez do Matheus foi totalmente planejada e até demorou em acontecer. Já a do Miguel foi uma surpresa, mas foi “planejada por Deus” como uma pessoa me alertou quando eu dizia que não foi planejada.

Mônica Uratsuka

Quando alguém brinca que as mulheres esquecem o que é passar pelo trabalho de parto (e muitas vezes pela gestação) para manter a permanência da espécie, eu tenho de concordar. Faz uma semana e já está ficando tudo nebuloso…

Carla

Não foi fácil conseguir fotografar meu primeiro parto. Após umas tentativas frustradas e partos planejados em hospitais que não permitem presença de fotógrafo, fui presenteada com o melhor primeiro parto humanizado que alguém poderia ter o privilégio de fotografar: um VBAC, natural e domiciliar, do jeito que a mamãe Carla planejou. Gratidão eterna!

Aline

A Aline me procurou quando estava com apenas 13 semanas de sua segunda gestação dizendo estar buscando incessantemente um parto natural após ter sido submetida à uma cesariana desnecessária há alguns anos sem ao menos ter tido a experiência de entrar em trabalho de parto.