O trabalho

parto domiciliarO trabalho da parteira Ivanilde Rocha é realizado sob o conceito da assistência pré-natal compartilhada, ou seja: a gestante realiza o acompanhamento pré-natal com o médico do convênio, particular ou na Unidade Básica de Saúde (UBS) e com ela ao mesmo tempo.

 

São realizadas de 4 a 6 consultas pré-natal para acompanhamento, formação de vínculo e constatação da gestação de baixo risco, para os casais que optam por parto domiciliar. No caso de parto hospitalar, são feitas de 2 a 3 consultas.

 

Para parto domiciliar, o número de consultas só é menor quando o casal procura a parteira no final do terceiro trimestre de gestação. Porém, o ideal é um acompanhamento cujo início seja no primeiro ou segundo trimestre da gestação.

 

partoAs consultas são feitas em consultório e, quando possível, a parteira Ivanilde realiza uma consulta entre 34-36 semanas no domicílio do casal para ambientação e fortalecimento do vínculo, principalmente se existem outras crianças no local.

 

Nesta visita, ela faz uma aula específica sobre o trabalho de parto e o parto em si. O valor das consultas de pré-natal não está incluso no pacote do parto.
A parteira leva praticamente todo o material necessário, ficando por conta do casal apenas a compra de lençóis descartáveis e insumos pessoais para a mãe e o bebê. É fornecida uma lista e orientações sobre todos os itens que precisam providenciar para o parto domiciliar.

 

parto domiciliarO atendimento do parto é realizado sob o auxílio de outra enfermeira obstetra preparada para assistir à mãe e ao recém-nascido. No pacote do parto está incluída a assistência ao trabalho de parto, o parto e nascimento, além de duas consultas pós-parto.
Ivanilde faz também aconselhamento em aleitamento materno no domicílio ou consultório e orienta terapias naturais durante a gestação, parto e pós-parto, inclusive para os bebês recém-chegados e demais crianças. Este tipo de assistência independe do acompanhamento.

 

Realiza ainda cursos para “casais grávidos”, de forma individualizada ou em grupo e puericultura.